Um homem negro de cabelos trançados está deitado de olhos fechados, apoiando sua cabeça sobre a perna de uma mulher branca. Ela está de lado e veste uma calcinha preta.

É normal o homem dormir depois do sexo?

Psicólogo sexólogo explica se o comportamento significa desprezo e desinteresse – ou existem razões biológicas...

Por Eduardo Yabusaki

Dormir logo depois do sexo é algo relativamente comum entre os homens cis. “Ele goza, vira de lado e apaga”, queixam-se algumas parceiras – tristes ou irritadas. Muitas vezes associam esse comportamento à desprezo, indiferença, falta de carinho e conexão afetiva. Talvez seja o caso, mas não podemos ignorar que existe uma explicação biológica para o homem cair no sono minutos depois de ejacular.

Por que acontece?

O sexo é uma atividade que exige esforço físico e psíquico. Ao mesmo tempo em que pode cansar, ele também descarrega ansiedades e tensões que acumulamos no dia a dia. Quando acontece um orgasmo, há um nível de relaxamento significativo que pode ser suficiente para facilitar ou induzir o sono.

Alguns estudos científicos apontam que as pessoas com pênis adormecem mais rápido depois de gozar porque liberam substâncias químicas como a prolactina numa velocidade maior. Esse hormônio é responsável por baixar os níveis de testosterona e inibir o desejo sexual após o orgasmo.

Além disso, depois do ejaculação, o corpo das pessoas com pênis passa pelo chamado período refratário, um tempo necessário para se recuperarem e conseguirem outra ereção. Isso pode levar minutos, horas ou dias – depende da idade, da saúde física e emocional da pessoa, do contexto etc.

Devo me preocupar?

Desde que o seu relacionamento amoroso e sexual seja satisfatório, não há motivo para se preocupar com o fato de o parceiro dormir depois do sexo. Pode ser apenas um hábito que se instalou sem a devida percepção ou cuidado, mas não significa desinteresse ou rejeição. O melhor caminho seria não levar para o pessoal.

Se você sente um incômodo grande diante dessa situação e percebe outras dificuldades no relacionamento, é importante conversar sobre o assunto com o parceiro. O que incomoda é ele dormir depois do sexo ou não se preocupar com o seu prazer? Você sente falta de mais atenção e demonstrações de afeto ao longo do dia ou apenas na cama? 

O processo de interação e convivência entre o casal pode ser determinante para a intimidade sexual. Em algumas fases da vida, o sexo exige mais das duas pessoas para acontecer de forma positiva, agradável e satisfatória. Ter um bom canal de comunicação com a parceria é fundamental para fazer as adaptações e os ajustes necessários.

*Foto: Pexels

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.