Um homem branco, de barba e olhos fechados está deitado em uma cama com o tronco desnudo e os braços para cima. A luz da manhã reflete em parte de seu corpo.

Ereção matinal: por que homem acorda com pênis duro?

Não, nem sempre é sinal de que ele estava tendo um sonho erótico...

Por Eduardo Yabusaki

A ereção matinal é uma experiência involuntária bastante comum entre pessoas com pênis de todas as idades, mas que costuma gerar mitos e dúvidas. Ao contrário do que se imagina, acordar com o genital “duro” não é necessariamente um indício de sonhos eróticos ou libido em alta. Existem, pelo menos, outras duas explicações sobre o que causa esse tipo de ereção - e elas não têm qualquer relação com excitação sexual.

Durante o sono, o nosso corpo entra em um estado profundo de relaxamento global (ou seja, física e mentalmente). Essa condição, por si só, já favorece a ereção. Afinal, não há ansiedade ou preocupação com performance sexual, por exemplo. O organismo aproveita, então, para exercitar esse “mecanismo”: envia sangue ao pênis, o que mantem a oxigenação adequada do órgão e seu funcionamento saudável.

Leia mais: Tamanho médio do pênis brasileiro é suficiente para o prazer?

Além disso, a ereção matinal/noturna também pode ser um reflexo espontâneo provocado pela bexiga cheia, após horas de sono e sem urinar. Ou realmente ter sido estimulada por um sonho erótico. Ela pode ser frequente, algo que surge em intervalos regulares ou de forma eventual. Às vezes, esse tipo de ereção simplesmente não acontece – ou deixa de acontecer a partir de algum momento da vida.

Nesses casos, não significa que a pessoa tenha disfunção erétil, mas vale investigar se existem dificuldades de ereção na interação íntima ou relação sexual com a parceria. Se não houver, ainda assim é preciso pesquisar sofrimento físico ou psíquico que esteja atrapalhando o pleno funcionamento do pênis. Em outras palavras, a ereção matinal é um indicador importante de que o mecanismo físico da ereção está saudável.

- Leia mais: Por que homens jovens têm problemas de ereção?

É natural que pessoas com dificuldades de obter sexualmente uma ereção queiram aproveitar a ereção matinal para fazer sexo com a parceria. Assim como não surpreende que qualquer pessoa que acorde com o pênis ereto faça o mesmo ou se dedique à masturbação solitária. O organismo já fez sozinho todo o trabalho de levar sangue para o genital mesmo... Talvez não seja o caso de desperdiçar.

 

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.