Dois dedos com unhas pintadas de vermelho são introduzidos em um pequeno pote de vidro com gel amarelo – parte do conteúdo transborda.

Cinco tipos de cosméticos sensuais para se lambuzar de prazer

De vibrador líquido à gel que retarda a ejaculação, existem diversas opções (beijáveis, térmicas, funcionais!) para usar a sós ou apimentar a relação

Por Nathalia Ziemkiewicz

Diante da variedade de cosméticos sensuais disponíveis no mercado, é difícil acreditar que duas décadas atrás as pessoas ainda recorriam à vaselina, margarina ou condicionador na tentativa de tornar o sexo mais confortável e prazeroso – sob o risco de manchar os lençóis, irritar os genitais... Hoje existem lubrificantes e géis íntimos com diferentes aromas, texturas, funcionalidades (como acelerar a excitação feminina ou retardar a ejaculação masculina). Eles podem ser térmicos, hipoalergênicos, à prova de sujeira e muito mais.

Mas, se você está procurando um creminho para sair da rotina, não conte com a embalagem do produto para ter maiores explicações sobre o modo de usar. É bem provável que conste apenas algo como “gel para massagem corporal” ao invés de, por exemplo, “aplique sobre o clitóris, aguarde alguns segundos para obter uma sensação vibratória que facilita o orgasmo na masturbação ou no sexo”.

Por isso, neste texto vamos compartilhar informações e dicas essenciais sobre cinco tipos - ou categorias - de cosméticos sensuais: lubrificantes, térmicos, excitantes, beijáveis e funcionais. Vale dizer que alguns géis eróticos são multifuncionais.

- LUBRIFICANTES

Para que serve?

Lubrificantes íntimos reduzem o atrito da fricção de dedos ou brinquedos eróticos nos genitais, assim como favorecem uma penetração confortável e prazerosa tanto para a pessoa que é penetrada quanto para quem penetra. A lubrificação vaginal varia de acordo com questões hormonais, como fase do ciclo menstrual, amamentação, menopausa, uso de remédios etc. Ou seja, nem sempre ela reflete o desejo sexual do momento – a pessoa pode estar com vontade de transar, mas não suficientemente lubrificada (nesse caso, penetração será sinônimo de dor para ela). Já o ânus não produz lubrificação natural, o que aumenta as chances de microfissuras e sangramentos durante uma penetração a seco.

Como usar?

Na masturbação e na penetração vaginal ou anal. Pode aplicar nas mãos e em brinquedos eróticos ou diretamente na vulva, no pênis, no ânus... Lubrificantes íntimos são dermatologicamente testados e próprios para uso interno (canal da vagina / do reto). Pessoas com pênis devem colocar a camisinha primeiro e aplicar o produto por cima – nunca o contrário!

- TÉRMICOS

Para que serve?

Esses cosméticos sensuais esquentam e/ou esfriam em contato com a pele – especialmente na região dos genitais. Brincar com as sensações em diferentes zonas erógenas sempre foi um interessante jogo erótico para os casais. No caso dos géis térmicos, os benefícios incluem o aumento da sensibilidade (e da concentração!) no local aplicado, facilitando os orgasmos. Afinal, quem consegue ignorar um efeito fogoso ou refrescante entre as pernas?

Como usar?

Em uma massagem sensual, na masturbação, no sexo oral, na penetração vaginal ou anal... Verifique as especificações do produto para saber, por exemplo, se ele é beijável. Use com moderação na primeira vez para avaliar a intensidade do cosmético e a sensibilidade de determinada parte do corpo. Aplique umas duas gotinhas (ou borrifadas) e massageie na região desejada – você ou a pessoa deve sentir o efeito em poucos segundos. Em geral, dura alguns minutinhos e passa após a lavagem em água corrente.

- EXCITANTES

Para que serve?

Os géis excitantes podem ser bons aliados das pessoas com queixa de baixa libido. Sim, a gente sabe que o desejo sexual é complexo e sofre interferência de questões hormonais, psicológicas, relacionais... Mas esses cosméticos possuem componentes que estimulam a irrigação sanguínea no local aplicado (genitais), gerando calor e uma espécie de formigamento. Ou seja, uma sensação física de excitação que independe do tesão mental – e um empurrãozinho prático para despertá-lo na hora H. Também aumentam a sensibilidade, contribuindo com o ápice do prazer.

Como usar?

Aplique uma pequena quantidade na região íntima cerca de cinco minutos antes da masturbação solitária ou do sexo. Basta massagear sobre a vulva (atenção especial ao clitóris!), o pênis (evite se tiver ejaculação precoce), o períneo ou o ânus. O efeito do gel excitante costuma aparecer em poucos segundos, dura alguns minutos e deve passar totalmente após a lavagem em água corrente. Há quem use uma ou duas “porções” todos os dias como um lembrete sexual para o corpo – mesmo nenhuma atividade erótica aconteça. 

- BEIJÁVEIS

Para que serve?

Principalmente para tornar a prática do sexo oral mais saborosa para quem faz e prazerosa para quem recebe. Pesquisas sobre comportamento sexual com mulheres cisgênero, por exemplo, revelam que muitas se preocupam com o cheiro natural e o gosto da própria vulva (alô, patriarcado!). Elas não relaxam no sexo e até recusam esse tipo de estímulo da parceria. Da mesma forma, há quem ache mais divertido lamber ou chupar pênis, testículos e ânus com algum sabor preferido (tipo chocolate) ou inusitado (vodka com energético).  

Como usar?

Pode aplicar em qualquer região do corpo da pessoa que desperte vontade de botar a boca/língua e gastar os músculos faciais “limpando” tudo. Géis beijáveis são ótimos para massagem sensual e exploração de novas zonas erógenas. Use com moderação apenas se o produto tiver outra funcionalidade – excitantes, por exemplo, podem acabar anestesiando ou irritando os genitais se usados em excesso de uma vez. Alérgicos: leiam o rótulo.

- FUNCIONAIS

Para que serve?

Os cosméticos eróticos funcionais possuem substâncias bioativas e com objetivos específicos, como por exemplo: dessensibilizar mucosas para a prática de sexo oral (“garganta profunda”) e sexo anal, aumentar momentaneamente o volume do pênis e da vulva, retardar a ejaculação, reduzir a lubrificação vaginal (para quem produz em excesso) etc.

Como usar?

Como as finalidades são muito distintas, é preciso ler as instruções do fabricante na embalagem do produto. Em geral, basta aplicar uma pequena quantidade no local alguns minutinhos antes do efeito desejado – seja na masturbação solitária ou no sexo.

Agora que você conheceu mais sobre cinco tipos de cosméticos sensuais, que tal espiar a loja da Luvv para escolher os seus? Embalagem discreta e entrega em todo o Brasil.

 

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.